Crespo, V. D., Sequero López C., Rios M., Estraviz López D., Gamonal A., Martino R., Riccetto M., Callapez P., Legoinha P., & Mateus O. (2023).  Revisiting the classical small mammal assemblage from the Eocene site of Silveirinha: a fresh look at old collections. XI Congresso Nacional de Geologia: Geociências e Desafios globaisAt: Universidade de CoimbraVolume: Livro de Resumos, págs 85-86. , Coimbra

O sítio de Silveirinha é uma das localidades de mamíferos mais conhecidas da Paleontologia do Cenozoico de Portugal e da Europa em geral. Graças à sua rica e diversificada associação de mamíferos, com mais de 30 taxa, foi posicionado no Eocénico inferior (início do Ypresiano, MP7, ca. 55,8 M.a.), sendo o local mais antigo da Europa desta Época, devido à presença única de taxa típicos do Paleocénico superior, juntamente com outras espécies já características do Eocénico inferior. Este estudo irá rever o material de pequenos mamíferos deste sítio, conservado na coleção clássica da Universidade Nova de Lisboa, a fim de fazer uma actualização taxonómica à luz das publicações mais recentes.

Notes:

n/a