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2020
Torres, M., Correia de Freitas J., & Mesquita M. (2020).  Coconstrução de um museu virtual. {Literacia}, sustentabilidade e emancipação na disseminação do património cultural das comunidades de pescadores.. , Lisboa Abstract

No contexto do Observatório de Literacia Oceânica, o estudo da coconstrução de um museu virtual online investiga a aprendizagem dos alunos pertencentes às comunidades piscatórias, contribuindo para a literacia histórica. O envolvimento em tarefas concretas associadas à aprendizagem é considerado, consensualmente, um fator de motivação. No presente estudo trabalharam as artes da pesca artesanal, enquadradas por conteú dos da disciplina de História. Utilizando ambientes tecnologicamente enriquecidos, pretende-se compreender as interações entre o conhecimento formal e informal destes alunos, desenvolvendo-se o estudo de forma a que os conhecimentos sejam signi{\textbackslash}icativos e usáveis, promovendo a intervenção na sociedade, enquanto agentes de mudança. A metodologia assentou num estudo empı́rico qualitativo, com base na etnogra{\textbackslash}ia crı́tica, combinado com design-based research, para a construção do protótipo do museu virtual online. As estratégias de ação, técnicas de recolha e aná lise de dados desenvolveram-se num contexto de observação participativa, notas de campo e aplicação de vários instrumentos, bem como na coconstrução do protótipo por aproximações sucessivas estruturantes da plataforma digital selecionada. Constatou-se a ausência de interação entre os saberes formais e informais dos alunos, um desconhecimento da história das suas comunidades, mas também a valorização das histórias de famı́lia. Os alunos foram observadores crı́ticos das suas práticas reconhecendo, por exemplo, a desvalorização dos seus saberes informais e a sua falta de relação com os conteú dos da disciplina de História. Neste processo identi{\textbackslash}icou-se a necessidade de introduzir temáticas relacionadas com a Literacia Histórica, História das Comunidades Capariquenses e Sustentabilidade, considerando-o o meio privilegiado para a disseminação do seu património cultural.

Torres, M., Correia de Freitas J., & Mesquita M. (2020).  Historical {Literacy}: a {Virtual} {Museum} for the {Dissemination} of the {Cultural} {Heritage} of {Fishing} {Communities}. Proceedings of {ICERI} 2020 {Conference}. 6404–6410., Sevilha: INTED Abstract

This project is inserted in Observatório de Literacia Oceânica, and its aim is the co-construction of a virtual museum of the Fishery Arts, based on History concepts and contents related with formal and informal knowledge. In these communities, the oral and intergenerational transmission of life stories occurs mainly within the family circle. Our main purpose was to find ways that allowed students to acquire usable and significant pasts, and not only fixed histories. The acquisition of historical literacy can change the way they apprehend and make use of knowledge, turning them in to agents of change, disseminators of their cultural heritage, with the help of a technologically enriched environment that enables network communication. The access to digital education should promote students' autonomy and responsibility when constructing knowledge. In the present study, artisanal fishing was the object of study, related to the contents of the discipline of History. Making use of technologically enriched environments we intended to analyse how the interactions between the formal and informal knowledge of these students occurred, developing the study in such a way that their knowledge could be meaningful and usable. It is intended to promote their intervention in society as agents of change, identifying and resolving problems associated with the communities to which they belong. In a perspective of curricular innovation, and considering that a sustainable development implies a change of paradigm in education, the adoption of differentiated, transformative pedagogies aiming an active learning, involving direct participation, collaboration and problem solving for the promotion of school success, it is intended to create a space for critical reflection, generating new knowledge and knowledge shared and enriched so that students participate in the construction of knowledge in order to make it meaningful and usable. Participation and negotiation amongst participants, within a perspective of shared responsibility and active citizenship, promotes cohesion and equality. We have considered the context of the school community and the context of the community in which the project is inserted, so that the tasks / knowledges that students have, can become meaningful and promote the quality and sustainability of the environment in which they are inserted. Education faces challenges that are a reflection of society’s problems. In the search for solutions it is essential the participation and collaboration of students who, with their formal and informal knowledge, can address problems that have cultural, social, political, economic and environmental impacts in their communities, as well as a local, regional and global scope, both in present and past times. Using digital environments and instruments we will try to understand how the interactions between formal and informal knowledge take place and how the performance of students from the fishing communities can be improved. Keywords: historical literacy; formal and informal knowledge; virtual museum.

2019
Torres, M., Freitas J. C., & Mesquita M. (2019).  Literacy in {Schools}: a {Virtual} {Museum} for the {Dissemination} of the {Cultural} {Heritage} of {Fishing} {Communities}. {ICERI2020} {Proceedings}. , Granada: Fundación General UGR-Empresa y Universidad de Granada Abstract
n/a
Torres, M., Freitas J., & Mesquita M. (2019).  T.{H}.{E}. {Tecnologia}-{História} e {Educação}: conceção de um museu virtual enquanto estratégia de valorização de património cultural piscatório.. Atas do {III} {Enjie} – {Encontro} {Nacional} de {Jovens} {Investigadores} em {Educação}. 621–631.: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Abstract

Este projeto é delineado no contexto do Observatório de Literacia Oceânica – espaço de investigação transdisciplinar e transcultural. O seu objeto de estudo são diferentes comunidades costeiras urbanas, localizadas na área entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha. As comunidades piscatórias, situadas nessas áreas costeiras urbanas são social, económica, cultural e intelectualmente invisíveis. Numa perspetiva de educação intercultural e de inovação educativa, em ambientes tecnologicamente enriquecidos, que possibilitem a comunicação em rede, pretende-se desenvolver a co-construção de um museu virtual sobre as Artes da Pesca locais, sustentada em conceitos e conteúdos da disciplina de História. Pretende-se compreender de que forma se realizam as interações entre saber formal e informal, utilizando instrumentos e ambientes digitais, e como se poderá melhorar o desempenho das comunidades estudantis piscatórias. Os participantes neste projeto pertencem às comunidades piscatórias da área acima descrita e são estudantes de escolas da região da Caparica. Fazendo uso da etnografia crítica, num ambiente educacional formal e tecnologicamente enriquecido, pretende-se fomentar interações entre saberes formais e informais. A construção da plataforma digital e a construção e aplicação de instrumentos, resultando num museu virtual, servir-se-ão da metodologia Design-based Research.

Conchinha, C., & Correia de Freitas J. (2019).  Tangible {Robotics} or {Virtual} {Robotics}: what is the best design for a teachers’ training workshop on {Educational} {Robotics} applied to {Special} {Educational} {Needs}?. (Osório, António José, Gomes, Maria João, Valente, Luís, Ed.).Atas do {Challenges} 2019. 157–170., Braga: Universidade do Minho Abstract

This paper is a synthesis of an Educational Sciences’ doctoral thesis in Technology, Networks, and Multimedia in Education and Training. The thesis’ main goal was to conceive, propose, implement and compare the design of four teachers’ workshop in distance e-Learning, about the potential of tangible and virtual robotics for students with special educational needs. The study was divided into three distinct phases, distributed over three academic years, from 2013 to 2016. The methodology adopted was mixed and based on a Design-based Research model approach. The participants were 74 teachers teaching in Portugal and Brazil. The results indicated that virtual robotics workshops had the highest enrolment and the lowest withdrawal rate among the participants. Keywords: Educational robotics; Special Educational Needs; Inclusive education; Teachers’ training; Design-based Research.

Freitas, J. C., Reis F. E., Lopes V. G., & Costa D. (2019).  A {Khan} {Academy} em {Portugal}, o ensino e aprendizagem da {Matemática} e a {Formação} de {Professores} - um contributo da {EDUCOM}. Educação e Matemática. 5., Number 152 Abstract
n/a
2018
Conchinha, C., Exposto S., Lopes D., & Correia de Freitas J. (2018).  Storytelling, robótica e inclusión: {Un} estudio de caso sobre el potencial inclusivo de la robótica virtual. , jun Abstract

Presentamos un estudio de caso con una clase de 15 alumnos, entre ellos un estudiante con baja visión y otro alumno con dificultades en la comunicación y el lenguaje y con trastornos emocionales y relacionales, inscritos en el tercer año del primer ciclo de la educación básica y la edad 8 y 9 años. Las actividades fueron desarrolladas por la profesora de la clase y la profesora de educación especial, en virtud de un taller de formación de profesores sobre el potencial inclusivo del simulador de robótica, RoboMind®. Fue pedido a los estudiantes qué construyesen una historia, incluyendo narrativa y escenarios, sobre los planetas y los costumbres de su ciudad, asunto abordado en este semestre por los alumnos. Los resultados mostraron que la robótica virtual, promovió la inclusión de los alumnos con NEE, la interacción y el apoyo mutuo, la estructura y organización de las ideas, la creatividad, la resolución de problemas, el desarrollo del pensamiento crítico y la adquisición de contenido transversal We present in this work a case study, with a group of 15 students, including a student with low vision and another student with communication and language difficulties and emotional disturbances. These students are in the third year and they are 8

dos Santos Neves, M., & Correia de Freitas J. (2018).  Abordagem {Design}-{Based} {Research} com {Letramento} {Digital} e {Leitura} no {Ensino} {Fundamental}.. Atas da {XVI} {Conferência} {Internacional} de {Tecnologias} na {Educação} - {Educação} e {Tecnologia} para a {Humanização} da {Escola}. 16., Pernambuco Abstract

A aprendizagem de leitura implica no desenvolvimento de competências e habilidades e as TICs possuem o papel de gerar estratégias de relação com o saber. Esta pesquisa identifica competências para uma maior autonomia do sujeito em leitura, via relação entre as tecnologias da informação e comunicação e outros letramentos, através da investigação sobre a prática pedagógica de letramento digital na escola fundamental, no sétimo ano. O método consiste em um estudo, de caráter quantitativo, no qual são analisados os contextos de uso do letramento digital, a junção de diversos outros letramentos e habilidades subjacentes ao letramento digital e a interrelação com plataformas (de gestão de aprendizagem, imagens e vídeos), tecnologias para publicação e partilha de conteúdos, tecnologias de colaboração e construção, redes sociais e tecnologias de comunicação interpessoal. Depois, uma abordagem complementar de investigação-ação Design-Based Research (Db-R) estuda de que forma deve o professor trabalhar com os alunos para favorecer essa autonomia. Os resultados apontam para um conjunto de ações, nas políticas públicas nas práticas pedagógicas, com medidas a superar as dificuldades e os atavismos, com a inserção dos estudantes em práticas com letramento digital e emprego de ferramentas e recursos desenvolvidos de modo específico para o público final. Palavras-chave: Db-R, Letramento, TIC.

Conchinha, C., Gomes da SIlva S., & Correia de Freitas J. (2018).  La {Robotica} {Educativa} en {Contexto} {Inclusivo}. (Allueva Pinilla, Ana Isabel, Marco, José Luis Alejandre, Ed.).Simbiosis del {Aprendizaje} con las {Tecnologías}. 135–146., Zaragoza: Prensas de la Universidad de Zaragoza Abstract
n/a
dos Santos Neves, M., & Corrreia de Freitas J. (2018).  Letramento {Digital} e {Leitura}: {Resultados} de {Db}-{R}. Anais {V} {CONEDU}. 1, Abstract
n/a
2016
Conchinha, C. (2016).  Pequenos programadores: {A} robótica virtual na aprendizagem transdisciplinar. {TIC}@{Portugal} 2016. , caparica: EDUCOM Abstract

Pequenos programadores: A robótica virtual na aprendizagem transdisciplinar

Conchinha, C., Lourenço P., Santos I., & Freitas J. C. (2016).  Programar, aprender e brincar com a robótica educativa em contexto inclusivo. Atas {TIC}@{Portugal}'16. , Almada Abstract

Robótica virtual ou robótica tangível, qual a ferramenta mais apelativa para os professores e alunos? Fomos à procura da resposta junto de cinco alunos que participaram em atividades com estas duas ferramentas. As atividades foram desenvolvidas no

Conchinha, C., Cleto B., Silva S., Azevedo F., & Freitas J. C. (2016).  Robótica virtual o robótica tangible: {Un} estudio sobre el potencial inclusivo de la programación y robótica. Abstract

Presentamos en este trabajo un estudio realizado en dos escuelas públicas, una en Brasil y otra en Portugal, sobre el potencial integrador de la robótica virtual y tangible. El enfoque metodológico se mezcló y se basó en dos talleres de capacitación de profesores sobre el potencial integrador de estas dos herramientas. Los participantes fueron cuatro profesores y cuatro estudiantes con necesidades educativas especiales. Se aplicó un cuestionario a los estudiantes y profesores que participaron en los talleres de formación y se procedió a la descripción de las actividades. Los resultados indicaron que las dos herramientas obtuvieron evaluaciones similares, que tienen potencial educativo e integrador, ya que permiten suavizar las diferencias y promover la cooperación y el aprendizaje de modo activo y significativo, a través de actividades lúdicas y divertidas para los estudiantes.

Conchinha, C., Leal M., & Correia de Freitas J. (2016).  Robots : {A} robótica virtual como promotora de inclusão e da aprendizagem por projetos lúdicos {Robots} : {Virtual} robotics as a promoter for inclusion and learning by playful projects. {IV} {Conferência} {Ibérica} de {Inovação} na {Educação} com {TIC}. Abstract
n/a
Conchinha, C., Leal M., & Correia de Freitas J. (2016).  Robots : {A} robótica virtual como promotora de inclusão e da aprendizagem por projetos lúdicos {Robots} : {Virtual} robotics as a promoter for inclusion and learning by playful projects. {IV} {Conferência} {Ibérica} de {Inovação} na {Educação} com {TIC}. Abstract
n/a
2015
Campos, A. A. M., & Correia de Freitas J. (2015).  Assessing and implementing {English}-learning mobile applications in a {University} {Graduation} {Program}: {SLA} 2.0. Proceedings of the Computer Supported Education 2015. Abstract
n/a
Correia de Freitas, J., Horta M. J., & Gonçalves A. L. {\'ısa (2015).  Da Formação de Professores em TIC ao uso das TIC pelos Alunos: Contributos para um Modelo de Formação. IX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2015. : Braga: Centro de Competência UM - Universidade do Minho Abstract
n/a
Conchinha, C., da Silene G. S., & Correia de Freitas J. (2015).  La robótica educativa en contexto inclusivo. Actas de las {Jornadas} {Virtuales} de {Colaboración} y {Formación} {Virtual} {USATIC} 2015, {Ubicuo} y {Social}: aprendizaje con {TIC}. , Zaragoza: Bubok Publishing S.L. Abstract

Este artículo describe una actividad de robótica educativa llevada a cabo en una escuela en Hortolandia, São Paulo, Brasil, como parte de un taller de capacitación docente sobre robótica educativa en contexto inclusivo. Los participantes

Conchinha, C., Osório P., & Correia de Freitas J. (2015).  Playful learning: {Educational} robotics applied to students with learning disabilities. , Setúbal Abstract

Since the ratification of the Salamanca agreement in 1994 that it is the concern of schools to seek inclusive approaches that may lead all students to academic success through differentiated strategies and adaptations or curricular and environmental