Torres, M., Correia de Freitas J., & Mesquita M. (2020).  Coconstrução de um museu virtual. {Literacia}, sustentabilidade e emancipação na disseminação do património cultural das comunidades de pescadores.. , Lisboa copy at https://docentes.fct.unl.pt/jcf/publications/coconstrucao-de-um-museu-virtual-literacia-sustentabilidade-e-emancipacao-na-dissem

No contexto do Observatório de Literacia Oceânica, o estudo da coconstrução de um museu virtual online investiga a aprendizagem dos alunos pertencentes às comunidades piscatórias, contribuindo para a literacia histórica. O envolvimento em tarefas concretas associadas à aprendizagem é considerado, consensualmente, um fator de motivação. No presente estudo trabalharam as artes da pesca artesanal, enquadradas por conteú dos da disciplina de História. Utilizando ambientes tecnologicamente enriquecidos, pretende-se compreender as interações entre o conhecimento formal e informal destes alunos, desenvolvendo-se o estudo de forma a que os conhecimentos sejam signi{\textbackslash}icativos e usáveis, promovendo a intervenção na sociedade, enquanto agentes de mudança. A metodologia assentou num estudo empı́rico qualitativo, com base na etnogra{\textbackslash}ia crı́tica, combinado com design-based research, para a construção do protótipo do museu virtual online. As estratégias de ação, técnicas de recolha e aná lise de dados desenvolveram-se num contexto de observação participativa, notas de campo e aplicação de vários instrumentos, bem como na coconstrução do protótipo por aproximações sucessivas estruturantes da plataforma digital selecionada. Constatou-se a ausência de interação entre os saberes formais e informais dos alunos, um desconhecimento da história das suas comunidades, mas também a valorização das histórias de famı́lia. Os alunos foram observadores crı́ticos das suas práticas reconhecendo, por exemplo, a desvalorização dos seus saberes informais e a sua falta de relação com os conteú dos da disciplina de História. Neste processo identi{\textbackslash}icou-se a necessidade de introduzir temáticas relacionadas com a Literacia Histórica, História das Comunidades Capariquenses e Sustentabilidade, considerando-o o meio privilegiado para a disseminação do seu património cultural.

n/a