Torres, M., Freitas J., & Mesquita M. (2019).  T.{H}.{E}. {Tecnologia}-{História} e {Educação}: conceção de um museu virtual enquanto estratégia de valorização de património cultural piscatório.. Atas do {III} {Enjie} – {Encontro} {Nacional} de {Jovens} {Investigadores} em {Educação}. 621–631.: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias copy at https://docentes.fct.unl.pt/jcf/publications/t-h-e-tecnologia-historia-e-educacao-concecao-de-um-museu-virtual-enquanto-estrateg

Este projeto é delineado no contexto do Observatório de Literacia Oceânica – espaço de investigação transdisciplinar e transcultural. O seu objeto de estudo são diferentes comunidades costeiras urbanas, localizadas na área entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha. As comunidades piscatórias, situadas nessas áreas costeiras urbanas são social, económica, cultural e intelectualmente invisíveis. Numa perspetiva de educação intercultural e de inovação educativa, em ambientes tecnologicamente enriquecidos, que possibilitem a comunicação em rede, pretende-se desenvolver a co-construção de um museu virtual sobre as Artes da Pesca locais, sustentada em conceitos e conteúdos da disciplina de História. Pretende-se compreender de que forma se realizam as interações entre saber formal e informal, utilizando instrumentos e ambientes digitais, e como se poderá melhorar o desempenho das comunidades estudantis piscatórias. Os participantes neste projeto pertencem às comunidades piscatórias da área acima descrita e são estudantes de escolas da região da Caparica. Fazendo uso da etnografia crítica, num ambiente educacional formal e tecnologicamente enriquecido, pretende-se fomentar interações entre saberes formais e informais. A construção da plataforma digital e a construção e aplicação de instrumentos, resultando num museu virtual, servir-se-ão da metodologia Design-based Research.

Notes:

n/a