Bio

Professor Associado (desde 1999) de Sociologia Industrial na Nova School of Sciences and Technology (UNL) desde 1999 (com Agregação para Professor Catedrático desde 2001). Coordenador do Programa Doutoral em "Avaliação de Tecnologia" da UNL (desde 2009). De 2011 a 2019 foi também Investigador do Institute of Technology Assessment and Systems Analysis no Karlsruhe Institute of Technology. Em 2020 foi eleito membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. É ainda coordenador do IET/CICS.NOVA - Pólo Inovação Empresarial e do Trabalho, da FCT-UNL, e diretor do Observatório de Avaliação de Tecnologia (OAT) do CICS.NOVA.

Sociólogo, especializado em Sociologia do Trabalho e das Organizações (ISCTE, 1980), Assistente na Universidade dos Açores (1980-83) e na FCT-UNL de 1983 a 1992. Mais tarde foi aqui também Professor Auxiliar (de 1992 a 1999). Foi "Gastwissenschaftler" do ITAS-Institute of Technology Assessment and Systems Analysis do Forschungszentrum Karlsruhe durante o ano lectivo 2007-08. Foi também "Gastwissenschaftler" do Fraunhofer Institut für Systemtechnik und Innovationsforschung (ISI-FhG, de 2002 a 2004), e "Visiting Researcher" no Departamento de Estudos Luso-Brasileiros of Brown University, Providence, Rhode Island (1999), e na School of Labour Studies of McMaster University (Hamilton, Ontario) no Canada, 2017. É investigador colaborador da NOTUS asr (Barcelona) desde 2023.

É membro do Topic Group Natural Interaction with Social Robots da plataforma europeia euRobotics, e do Topics Group "Ethical, Legal and Socio-Economic Issues" também da plataforma euRobotics. Atualmente é coordenador da Agenda nacional de Investigação & inovação em "Trabalho, robotização e qualificação do emprego em Portugal" (Ministério da Ciência e Tecnologia). Membro do Steering Committe da rede internacional GERPISA (Groupe d’études et de Recherche Permanent sur L’industrie et les Salariés de l’Automobile) de investigação sobre a indústria automóvel.

Apresentou a sua dissertação para pós-graduação académica (PAPCC, equivalente ao Mestrado) sobre "O Poder e o Discurso: a imprensa regional nos Açores" (Universidade dos Açores, 1983), tese de Doutoramento sobre os "Processos de Mudança Tecnológica e Organizacional na Indústria Portuguesa" (FCT-UNL), orientada pelo Prof. Juan J. Castillo da Universidade Complutense de Madrid (1991).

Em 2001 teve aprovação por unânimidade nas Provas de Agregação no Grupo de Disciplinas de Sociologia na FCT-UNL. Estas provas foram baseadas na proposta da nova disciplina de "Sociologia das Novas Tecnologias de Informação" e o tema da lição foi "A contribuição da Sociologia para a formação em Engenharia". Foi Presidente (eleito) do Departmento de Ciências Sociais Aplicadas da Nova School of Sciences and Technology (UNL), de 2001 a Outubro 2007, e responsável da Secção de Sociologia Industrial neste Departamento.

Mais informação em:

PUBLONS

http://works.bepress.com/antonio_moniz/

ORCID:

Ciência ID

2115-8F17-E93C


https://novaresearch.unl.pt/en/persons/ant%C3%B3nio-brand%C3%A3o-moniz