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2017
Lima, Catiele, José Barata, Pedro Fernandes, and Tiago Cardoso. "Urban-Architect Role in Smart-City planning - Literature Review and Case Studies." International Conference on Engineering. Madeira - Portugal 2017. Abstract

The Urban-Architect role in smart cities is a topic that has not received much attention from the scientific community. This article studies the work of the traditional responsible for thinking the cities, the Urban Architect. Under a critical proposition, aspects of this problematic are identified, which is in part nourished by the deficient action of these professionals.
The study was divided into two parts, the first one materialized through a bibliographical survey, in this section it is presented; 1 - a more detailed description of why this research work; 2 - a contextualisation of the transition of the scenarios is explained; 3 - the problematization and the reflection are raised for some reasons of the "disqualification" of the action of the architect-urbanist in the scene.
The second is based on the discussion between the authors and case studies; 4 - aspects are discussed and some characteristics are listed for "(re) framing" within the ideal scenario; 5 - four case studies are described: two smart cities built from scratch and two cities being transformed into smart cities; 6 - the limitations, conclusions and strands for future work are woven.

2016
Lima, Catiele, José Barata, Pedro Fernandes, and Tiago Cardoso. "A Importância da Atuação do Arquiteto-Urbanista no Planejamento das Smart Cities." Pluris. Brasil 2016. Abstract

A importância do papel do Arquiteto-urbanista na caracterização dos conceitos e no planejamento das Smart Cities é um tema com muito por estudar e desenvolver. Este artigo faz uma aproximação a esta questão através de análise crítica com a seguinte abordagem: 1 - é feita uma descrição mais detalhada do porquê deste trabalho de investigação; 2 – apresenta-se uma contextualização da transição dos cenários; 3 - é levantada a problematização e a identificação de alguns motivos do “desenquadramento” da atuação do arquiteto-urbanista na cena; 4 – são discutidos aspectos e elencadas algumas características para “(re)enquadramento” dentro do cenário ideal, 5 – são analisados alguns casos de estudo; 6 - são tecidas conclusões. Este artigo mostra, portanto, o resultado deste estudo comparativo entre panorama atual e desejado, considerando este último como o cenário conceitual. É inicialmente caracterizada a situação atual através de levantamento da crítica especializada, depois é descrita a situação desejada tendo como base a análise de quatro casos de estudo; sendo dois de Smart Cities construídas a partir do zero e dois de cidade existentes que estão sendo transformadas em Smart Cities. Por fim, são identificados elementos que contribuem, na opinião dos autores, para o reassumir do papel do arquiteto-urbanista. Com este trabalho, foi possível, de uma forma sistematizada, estudar e suscitar ações deficitárias na atuação dos arquitetos-urbanistas, como também descortinar potenciais ações que podem induzir e reverter a transformação do cenário atual. Ficou claro que as necessidades intrínsecas ao novo modelo de cidade exigem ainda mais proposições criativas. O delinear das futuras cenas seria então ideal se os arquitetos-urbanistas retomassem posicionamento crítico propositivo e o utilizassem na solução que imagina novas e condizentes maneiras de habitar o espaço. O prelúdio já delineado convida então, os protagonistas na produção do espaço a alforriar-se da inércia, saindo da condição de espectadores e passando a condição de entendedores antecipados do cenário.

2015
Franco, José, Fátima Trindade, Sandra Silva, Miguel Palha, and Tiago Cardoso. "“No Reino dos Fonemas” jogo sério para a aprendizagem da leitura." (2015). Abstract

Neste artigo é apresentado um jogo sério que visa auxiliar a iniciação da aprendizagem do Princípio Alfabético
(discriminação auditiva dos sons das vogais) em crianças com dificuldades na aprendizagem (em particular
com alterações na consciência fonológica). Para isso são estudados vários motores de jogo e o conceito de elearning. São mostrados os vários cenários do jogo bem como as suas funcionalidades e propósitos. Este jogo
foi criado para capacitar instituições de apoio a crianças com perturbações do neurodesenvolvimento.