Octávio Mateus
Associated Professor | FCT- Universidade NOVA de Lisboa | Paleontology
Ph.D. in Paleontology (2005), Graduation in Biology (1998), Agregation (2020)
Research topics: Paleontology of Dinosaurs, Vertebrate Paleontology, Evolutionary biology, Darwinian Evolution, Morphological phylogenetics, Osteology, Jurassic, Vertebrate fossils from Portugal and Angola, Paleoecology, Comparative anatomy, Cladistics. Dinosaur tracks and eggs.
Address and contacts:
Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2829-516 Caparica, Portugal.
GPS coordinates: 38.66067, -9.20707 Building IX, Office 4.39
Office phone number: +351. 212 948 573 ext. 10205
Email: omateus@fct.unl.pt
Links
Página de Docente: http://docentes.fct.unl.pt/omateus
Departamento de Ciências da Terra: www.dct.fct.unl.pt
Google Scholar Profile (h index= 32; +3000 citations)
TEDx Talk
Youtube: 5 Minutes Profile Video
ORCID profile
ResearchGate Profile
Scopus Author ID: 6507239807
Ciência ID: C314-B1BF-14F4
novaresearch.unl.pt
Projecto PaleoAngola
Web of Science ResearcherID: F-2910-2010
Sociedade Portuguesa de Paleontologia.
Curta biografia (em Português)
Octávio Mateus
Professor Associado de Paleontologia na Universidade Nova de Lisboa (FCT). É licenciado em Biologia (Univ. de Évora) e Doutorado em Paleontologia pela Universidade Nova de Lisboa. O seu principal tema de interesse é a paleontologia de dinossauros (ossos, ovos e pegadas), sobretudo do Jurássico de Portugal, mas também aborda outros répteis (mosassauros, plesiossauros, crocodilos, tartarugas, etc.). É autor ou co-autor de mais 300 publicações (capítulos de livros, artigos científios e resumos de conferências). Desde 1991 que participa e organiza em escavações de dinossauros em Portugal, sobretudo em colaboração com o Museu da Lourinhã, conhecido por sua importante colecção de dinossauros. Em Angola descobriu o primeiro dinossauro desse país no âmbito do Projecto PaleoAngola. O seu interesse por dinossauros já o levou a realizar escavações a Estados Unidos, Brasil, Gronelândia, Laos, Tunísia, Moçambique, Mongólia, Marrocos e Angola.
É Investigador Associado do AMNH - Museu Americano de História Natural (New York) e do Museu da Lourinhã. É fundador e presidente da Sociedade Portuguesa de Paleontologia.
