Publications

Export 20 results:
Sort by: Author Title Type [ Year  (Desc)]
2019
Torres, M., Freitas J. C., & Mesquita M. (2019).  Literacy in {Schools}: a {Virtual} {Museum} for the {Dissemination} of the {Cultural} {Heritage} of {Fishing} {Communities}. {ICERI2020} {Proceedings}. , Granada: Fundación General UGR-Empresa y Universidad de Granada Abstract
n/a
Torres, M., Freitas J., & Mesquita M. (2019).  T.{H}.{E}. {Tecnologia}-{História} e {Educação}: conceção de um museu virtual enquanto estratégia de valorização de património cultural piscatório.. Atas do {III} {Enjie} – {Encontro} {Nacional} de {Jovens} {Investigadores} em {Educação}. 621–631.: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Abstract

Este projeto é delineado no contexto do Observatório de Literacia Oceânica – espaço de investigação transdisciplinar e transcultural. O seu objeto de estudo são diferentes comunidades costeiras urbanas, localizadas na área entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha. As comunidades piscatórias, situadas nessas áreas costeiras urbanas são social, económica, cultural e intelectualmente invisíveis. Numa perspetiva de educação intercultural e de inovação educativa, em ambientes tecnologicamente enriquecidos, que possibilitem a comunicação em rede, pretende-se desenvolver a co-construção de um museu virtual sobre as Artes da Pesca locais, sustentada em conceitos e conteúdos da disciplina de História. Pretende-se compreender de que forma se realizam as interações entre saber formal e informal, utilizando instrumentos e ambientes digitais, e como se poderá melhorar o desempenho das comunidades estudantis piscatórias. Os participantes neste projeto pertencem às comunidades piscatórias da área acima descrita e são estudantes de escolas da região da Caparica. Fazendo uso da etnografia crítica, num ambiente educacional formal e tecnologicamente enriquecido, pretende-se fomentar interações entre saberes formais e informais. A construção da plataforma digital e a construção e aplicação de instrumentos, resultando num museu virtual, servir-se-ão da metodologia Design-based Research.

Freitas, J. C., Reis F. E., Lopes V. G., & Costa D. (2019).  A {Khan} {Academy} em {Portugal}, o ensino e aprendizagem da {Matemática} e a {Formação} de {Professores} - um contributo da {EDUCOM}. Educação e Matemática. 5., Number 152 Abstract
n/a
2016
Conchinha, C., Lourenço P., Santos I., & Freitas J. C. (2016).  Programar, aprender e brincar com a robótica educativa em contexto inclusivo. Atas {TIC}@{Portugal}'16. , Almada Abstract

Robótica virtual ou robótica tangível, qual a ferramenta mais apelativa para os professores e alunos? Fomos à procura da resposta junto de cinco alunos que participaram em atividades com estas duas ferramentas. As atividades foram desenvolvidas no

Conchinha, C., Cleto B., Silva S., Azevedo F., & Freitas J. C. (2016).  Robótica virtual o robótica tangible: {Un} estudio sobre el potencial inclusivo de la programación y robótica. Abstract

Presentamos en este trabajo un estudio realizado en dos escuelas públicas, una en Brasil y otra en Portugal, sobre el potencial integrador de la robótica virtual y tangible. El enfoque metodológico se mezcló y se basó en dos talleres de capacitación de profesores sobre el potencial integrador de estas dos herramientas. Los participantes fueron cuatro profesores y cuatro estudiantes con necesidades educativas especiales. Se aplicó un cuestionario a los estudiantes y profesores que participaron en los talleres de formación y se procedió a la descripción de las actividades. Los resultados indicaron que las dos herramientas obtuvieron evaluaciones similares, que tienen potencial educativo e integrador, ya que permiten suavizar las diferencias y promover la cooperación y el aprendizaje de modo activo y significativo, a través de actividades lúdicas y divertidas para los estudiantes.

2015
Conchinha, C., D'Abreu J. V. V., & Freitas J. C. (2015).  Taller de formación robots y necesidades educativas especiales–{NEE}: {La} robótica educativa aplicada en contexto inclusivo. Ubicuo {Social}: {Aprendizage} con {TIC}. Abstract
n/a
2013
Batista, S. A., Pedro N., & Freitas J. (2013).  Fatores determinantes no sucesso da adoção e uso continuado do Moodle no ensino superior. III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. : http://lead.uab.pt/OCS/index.php/CLB/club/paper/view/169 Abstract
n/a
2011
Fidalgo, P. {\'ıcia, & Correia de Freitas J. (2011).  Does size matters? A pilot study on network types created in a Learning Management System. World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications. 2011, 729–734., Number No. 1: Editilib Abstract
n/a
Fidalgo, P. {\'ıcia, & Correia de Freitas J. (2011).  Does Teacher’s Experience Matters? Social Network Analysis Applied to Learning Forums. VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011 - Perspectivas de Inovação. 1389–1402.: Centro de Competência da Universidade do Minho ISBN 978-972-98456-9-7 Abstract
n/a
2010
Fidalgo, P., & Correia de Freitas J. (2010).  Análise de Redes Sociais em Learning Management Systems: um estudo exploratório. I Encontro Internacional TIC e Educação (TICEduca 2010). 53.: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Abstract
n/a
2005
Belchior, M., & Freitas J. C. (2005).  E-Learning (Moodle), As TIC nos Projectos de Intervenção Local: Uma Actividade Colaborativa. Actas da Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Challenges. Abstract
n/a
Freitas, J. C., Vieira A., Pedroso J. V. {\'ıtor, Belchior M., & Horta M. J. (2005).  O mundo pula e avança–da uARTE. mct ao uARTE@ EDUCOM. P. Dias & C. Varela de Freitas (Orgs.). Actas do Challenges 2005-IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. 75–86. Abstract
n/a
2002
Freitas, J. C. (2002).  Estratégias de apoio à ligação de todas as escolas portuguesas à Internet. Conselho Nacional de Educação (org). Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento. Lisboa: ME/Conselho Nacional de Educação. 133–159. Abstract
n/a
1999
Freitas, J. C. (1999).  De onde vimos e para onde vamos: o futuro da Internet na Escola. 183-196 (1999). Alves, J. et al.: O futuro da Internet. Edições Centro Atlântico. Abstract
n/a
1991
Freitas, J. C. (1991).  As novas tecnologias da informação no ensino/aprendizagem da Biologia. T. Oliveira (1991). Didáctica da Biologia. Abstract
n/a
1990
Candeias, A., Freitas J. C., & Santos J. (1990).  Informática na educação e na psicologia: nota de abertura. Análise Psicológica. 8, : Instituto Superior de Psicologia Aplicada Abstract
n/a