Rocha, H. Uma caracterização dos jogos com maior potencial para estimular a aprendizagem matemática. Atas do XII Congresso da SPCE. Vila Real, Portugal: UTAD e SPCE, 2014.

Reconhecendo o potencial do jogo para a aprendizagem matemática, este estudo pretende analisar o envolvimento e as aprendizagens dos alunos, com o objectivo de caracterizar os jogos com maior potencial para os promover.
Adoptando uma metodologia de índole qualitativa e envolvendo a realização de estudos de caso sobre alunos do 7.ºano, as conclusões alcançadas sugerem que os jogos de computador são particularmente apelativos para os alunos. Contudo, as características determinantes para o envolvimento dos alunos e consequente promoção da aprendizagem prendem-se com a possibilidade de jogar com diferentes níveis de conhecimento e com a obtenção de bons resultados no jogo.

paper.pdf894.17 KB