O formal da matemática e o intuitivo da tecnologia: que articulação?

Rocha, H. O formal da matemática e o intuitivo da tecnologia: que articulação?. Atas do ProfMat 2015. Évora, Portugal: APM, 2015.

A tecnologia é cada vez mais indispensável no dia-a-dia, rodeando-nos constantemente. Para os nossos alunos é uma realidade que conhecem desde sempre e que tendem a encarar com uma naturalidade descontraída e intuitiva. A facilidade de acesso à tecnologia e o modo como esta tende a enfatizar o intuitivo e a relegar para segundo plano o formal e a demonstração matemática são o foco deste artigo. Partindo da análise de uma proposta de trabalho onde alunos de 10.º ano começam por uma abordagem intuitiva apoiada na calculadora gráfica e terminam a realizar uma demonstração da conjectura que formularam, procuro discutir a problemática. As conclusões alcançadas sugerem que é possível colocar aos alunos situações onde estes se podem aperceber da vantagem de recorrer tanto a abordagens mais formais como a abordagens mais intuitivas e isto mesmo quando a tecnologia é uma realidade em sala de aula. Sugere ainda que a realização de demonstrações pode, entre outros aspectos já identificados na literatura, dar um contributo importante para a compreensão de aspectos basilares da Matemática.

paper.pdf1.28 MB