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Thesis
Journal Article
Freitas, J. C. (1991).  As novas tecnologias da informação no ensino/aprendizagem da Biologia. T. Oliveira (1991). Didáctica da Biologia. Abstract
n/a
Campos, A. A. M., & Correia de Freitas J. (2015).  Assessing and implementing {English}-learning mobile applications in a {University} {Graduation} {Program}: {SLA} 2.0. Proceedings of the Computer Supported Education 2015. Abstract
n/a
Correia de Freitas, J. (1990).  Breve s{\'ıntese sobre o uso de computadores na escola. Análise Psicológica. 8, 109–116., Number 1: Instituto Superior de Psicologia Aplicada Abstract
n/a
Belchior, M., & Freitas J. C. (2005).  E-Learning (Moodle), As TIC nos Projectos de Intervenção Local: Uma Actividade Colaborativa. Actas da Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Challenges. Abstract
n/a
Freitas, J. C. (2002).  Estratégias de apoio à ligação de todas as escolas portuguesas à Internet. Conselho Nacional de Educação (org). Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento. Lisboa: ME/Conselho Nacional de Educação. 133–159. Abstract
n/a
Pombo, L., Loureiro M. J., McIsaac M., & Correia de Freitas J. (2012).  ICEM & SIIE 2011 Joint Conference “Old meets new-media in education”–A review. Educational Media International. 49, 77–80., Number 1: Taylor & Francis Abstract
n/a
Candeias, A., Freitas J. C., & Santos J. (1990).  Informática na educação e na psicologia: nota de abertura. Análise Psicológica. 8, : Instituto Superior de Psicologia Aplicada Abstract
n/a
Freitas, J. C., Vieira A., Pedroso J. V. {\'ıtor, Belchior M., & Horta M. J. (2005).  O mundo pula e avança–da uARTE. mct ao uARTE@ EDUCOM. P. Dias & C. Varela de Freitas (Orgs.). Actas do Challenges 2005-IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. 75–86. Abstract
n/a
Correia de Freitas, J. (1998).  Programa Internet na Escola. Entrevistadora: Maria Helena Silveira Bonilla. Lisboa. 24, Abstract
n/a
Freitas, J. C., Reis F. E., Lopes V. G., & Costa D. (2019).  A {Khan} {Academy} em {Portugal}, o ensino e aprendizagem da {Matemática} e a {Formação} de {Professores} - um contributo da {EDUCOM}. Educação e Matemática. 5., Number 152 Abstract
n/a
Conference Paper
dos Santos Neves, M., & Correia de Freitas J. (2018).  Abordagem {Design}-{Based} {Research} com {Letramento} {Digital} e {Leitura} no {Ensino} {Fundamental}.. Atas da {XVI} {Conferência} {Internacional} de {Tecnologias} na {Educação} - {Educação} e {Tecnologia} para a {Humanização} da {Escola}. 16., Pernambuco Abstract

A aprendizagem de leitura implica no desenvolvimento de competências e habilidades e as TICs possuem o papel de gerar estratégias de relação com o saber. Esta pesquisa identifica competências para uma maior autonomia do sujeito em leitura, via relação entre as tecnologias da informação e comunicação e outros letramentos, através da investigação sobre a prática pedagógica de letramento digital na escola fundamental, no sétimo ano. O método consiste em um estudo, de caráter quantitativo, no qual são analisados os contextos de uso do letramento digital, a junção de diversos outros letramentos e habilidades subjacentes ao letramento digital e a interrelação com plataformas (de gestão de aprendizagem, imagens e vídeos), tecnologias para publicação e partilha de conteúdos, tecnologias de colaboração e construção, redes sociais e tecnologias de comunicação interpessoal. Depois, uma abordagem complementar de investigação-ação Design-Based Research (Db-R) estuda de que forma deve o professor trabalhar com os alunos para favorecer essa autonomia. Os resultados apontam para um conjunto de ações, nas políticas públicas nas práticas pedagógicas, com medidas a superar as dificuldades e os atavismos, com a inserção dos estudantes em práticas com letramento digital e emprego de ferramentas e recursos desenvolvidos de modo específico para o público final. Palavras-chave: Db-R, Letramento, TIC.

Fidalgo, P., & Correia de Freitas J. (2010).  Análise de Redes Sociais em Learning Management Systems: um estudo exploratório. I Encontro Internacional TIC e Educação (TICEduca 2010). 53.: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Abstract
n/a
Torres, M., Correia de Freitas J., & Mesquita M. (2020).  Coconstrução de um museu virtual. {Literacia}, sustentabilidade e emancipação na disseminação do património cultural das comunidades de pescadores.. , Lisboa Abstract

No contexto do Observatório de Literacia Oceânica, o estudo da coconstrução de um museu virtual online investiga a aprendizagem dos alunos pertencentes às comunidades piscatórias, contribuindo para a literacia histórica. O envolvimento em tarefas concretas associadas à aprendizagem é considerado, consensualmente, um fator de motivação. No presente estudo trabalharam as artes da pesca artesanal, enquadradas por conteú dos da disciplina de História. Utilizando ambientes tecnologicamente enriquecidos, pretende-se compreender as interações entre o conhecimento formal e informal destes alunos, desenvolvendo-se o estudo de forma a que os conhecimentos sejam signi{\textbackslash}icativos e usáveis, promovendo a intervenção na sociedade, enquanto agentes de mudança. A metodologia assentou num estudo empı́rico qualitativo, com base na etnogra{\textbackslash}ia crı́tica, combinado com design-based research, para a construção do protótipo do museu virtual online. As estratégias de ação, técnicas de recolha e aná lise de dados desenvolveram-se num contexto de observação participativa, notas de campo e aplicação de vários instrumentos, bem como na coconstrução do protótipo por aproximações sucessivas estruturantes da plataforma digital selecionada. Constatou-se a ausência de interação entre os saberes formais e informais dos alunos, um desconhecimento da história das suas comunidades, mas também a valorização das histórias de famı́lia. Os alunos foram observadores crı́ticos das suas práticas reconhecendo, por exemplo, a desvalorização dos seus saberes informais e a sua falta de relação com os conteú dos da disciplina de História. Neste processo identi{\textbackslash}icou-se a necessidade de introduzir temáticas relacionadas com a Literacia Histórica, História das Comunidades Capariquenses e Sustentabilidade, considerando-o o meio privilegiado para a disseminação do seu património cultural.

Conchinha, C., D’Abreu J. V. V., & Correia de Freitas J. (2014).  A comunidade {Robots} : a {Robótica} {Educativa}, um {Ambiente} {Inclusivo}. Atas da {III} {Cingresso} {Internacional} {TIC} em {Educação}. 1581–1585., Lisboa Abstract
n/a
Correia de Freitas, J., Horta M. J., & Gonçalves A. L. {\'ısa (2015).  Da Formação de Professores em TIC ao uso das TIC pelos Alunos: Contributos para um Modelo de Formação. IX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2015. : Braga: Centro de Competência UM - Universidade do Minho Abstract
n/a
Fidalgo, P. {\'ıcia, & Correia de Freitas J. (2011).  Does size matters? A pilot study on network types created in a Learning Management System. World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications. 2011, 729–734., Number No. 1: Editilib Abstract
n/a
Fidalgo, P. {\'ıcia, & Correia de Freitas J. (2011).  Does Teacher’s Experience Matters? Social Network Analysis Applied to Learning Forums. VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011 - Perspectivas de Inovação. 1389–1402.: Centro de Competência da Universidade do Minho ISBN 978-972-98456-9-7 Abstract
n/a