Publications

Export 3 results:
Sort by: Author [ Title  (Asc)] Type Year
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S [T] U V W X Y Z   [Show ALL]
T
Torres, M., Freitas J., & Mesquita M. (2019).  T.{H}.{E}. {Tecnologia}-{História} e {Educação}: conceção de um museu virtual enquanto estratégia de valorização de património cultural piscatório.. Atas do {III} {Enjie} – {Encontro} {Nacional} de {Jovens} {Investigadores} em {Educação}. 621–631.: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Abstract

Este projeto é delineado no contexto do Observatório de Literacia Oceânica – espaço de investigação transdisciplinar e transcultural. O seu objeto de estudo são diferentes comunidades costeiras urbanas, localizadas na área entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha. As comunidades piscatórias, situadas nessas áreas costeiras urbanas são social, económica, cultural e intelectualmente invisíveis. Numa perspetiva de educação intercultural e de inovação educativa, em ambientes tecnologicamente enriquecidos, que possibilitem a comunicação em rede, pretende-se desenvolver a co-construção de um museu virtual sobre as Artes da Pesca locais, sustentada em conceitos e conteúdos da disciplina de História. Pretende-se compreender de que forma se realizam as interações entre saber formal e informal, utilizando instrumentos e ambientes digitais, e como se poderá melhorar o desempenho das comunidades estudantis piscatórias. Os participantes neste projeto pertencem às comunidades piscatórias da área acima descrita e são estudantes de escolas da região da Caparica. Fazendo uso da etnografia crítica, num ambiente educacional formal e tecnologicamente enriquecido, pretende-se fomentar interações entre saberes formais e informais. A construção da plataforma digital e a construção e aplicação de instrumentos, resultando num museu virtual, servir-se-ão da metodologia Design-based Research.

Conchinha, C., D'Abreu J. V. V., & Freitas J. C. (2015).  Taller de formación robots y necesidades educativas especiales–{NEE}: {La} robótica educativa aplicada en contexto inclusivo. Ubicuo {Social}: {Aprendizage} con {TIC}. Abstract
n/a
Conchinha, C., & Correia de Freitas J. (2019).  Tangible {Robotics} or {Virtual} {Robotics}: what is the best design for a teachers’ training workshop on {Educational} {Robotics} applied to {Special} {Educational} {Needs}?. (Osório, António José, Gomes, Maria João, Valente, Luís, Ed.).Atas do {Challenges} 2019. 157–170., Braga: Universidade do Minho Abstract

This paper is a synthesis of an Educational Sciences’ doctoral thesis in Technology, Networks, and Multimedia in Education and Training. The thesis’ main goal was to conceive, propose, implement and compare the design of four teachers’ workshop in distance e-Learning, about the potential of tangible and virtual robotics for students with special educational needs. The study was divided into three distinct phases, distributed over three academic years, from 2013 to 2016. The methodology adopted was mixed and based on a Design-based Research model approach. The participants were 74 teachers teaching in Portugal and Brazil. The results indicated that virtual robotics workshops had the highest enrolment and the lowest withdrawal rate among the participants. Keywords: Educational robotics; Special Educational Needs; Inclusive education; Teachers’ training; Design-based Research.