Publications

Export 7 results:
Sort by: Author [ Title  (Asc)] Type Year
[A] B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z   [Show ALL]
A
dos Santos Neves, M., & Correia de Freitas J. (2018).  Abordagem {Design}-{Based} {Research} com {Letramento} {Digital} e {Leitura} no {Ensino} {Fundamental}.. Atas da {XVI} {Conferência} {Internacional} de {Tecnologias} na {Educação} - {Educação} e {Tecnologia} para a {Humanização} da {Escola}. 16., Pernambuco Abstract

A aprendizagem de leitura implica no desenvolvimento de competências e habilidades e as TICs possuem o papel de gerar estratégias de relação com o saber. Esta pesquisa identifica competências para uma maior autonomia do sujeito em leitura, via relação entre as tecnologias da informação e comunicação e outros letramentos, através da investigação sobre a prática pedagógica de letramento digital na escola fundamental, no sétimo ano. O método consiste em um estudo, de caráter quantitativo, no qual são analisados os contextos de uso do letramento digital, a junção de diversos outros letramentos e habilidades subjacentes ao letramento digital e a interrelação com plataformas (de gestão de aprendizagem, imagens e vídeos), tecnologias para publicação e partilha de conteúdos, tecnologias de colaboração e construção, redes sociais e tecnologias de comunicação interpessoal. Depois, uma abordagem complementar de investigação-ação Design-Based Research (Db-R) estuda de que forma deve o professor trabalhar com os alunos para favorecer essa autonomia. Os resultados apontam para um conjunto de ações, nas políticas públicas nas práticas pedagógicas, com medidas a superar as dificuldades e os atavismos, com a inserção dos estudantes em práticas com letramento digital e emprego de ferramentas e recursos desenvolvidos de modo específico para o público final. Palavras-chave: Db-R, Letramento, TIC.

Fidalgo, P., & Correia de Freitas J. (2010).  Análise de Redes Sociais em Learning Management Systems: um estudo exploratório. I Encontro Internacional TIC e Educação (TICEduca 2010). 53.: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Abstract
n/a
Batista, F., & Correia de Freitas J. (2010).  Aprendendo com os Portáteis - o Computador na Sala de Aula. A Escola XXI: Aprender com TIC, Lagarto, J & Andrade, A.. 1, 81–104.: Universidade Católica Editora, Lisboa Abstract
n/a
Freitas, J. C. (1991).  As novas tecnologias da informação no ensino/aprendizagem da Biologia. T. Oliveira (1991). Didáctica da Biologia. Abstract
n/a
Correia de Freitas, J. (1992).  As NTIC: Esboço para um Quadro Global. Educação e Computadores. 27–88.: Lisboa: Ministério da Educação Abstract
n/a
Campos, A. A. M., & Correia de Freitas J. (2015).  Assessing and implementing {English}-learning mobile applications in a {University} {Graduation} {Program}: {SLA} 2.0. Proceedings of the Computer Supported Education 2015. Abstract
n/a