Rocha, H. Processos de mudança associados às práticas de avaliação nos Cursos de Educação e Formação de Adultos. Atas do XII Congresso da SPCE. Vila Real, Portugal: UTAD e SPCE, 2014.

Os cursos de Educação e Formação de Adultos prevêem uma avaliação que se afasta do tradicionalmente implementado nas escolas, propiciando o emergir de processos de mudança. Neste estudo analisa-se a forma como um formador concretiza a avaliação, ponderando continuidades e descontinuidades relativamente a práticas anteriores, com a intenção de caracterizar o inerente processo de mudança e os factores que o influenciam.
As conclusões obtidas sugerem um processo de mudança complexo, cuja necessidade não é verdadeiramente reconhecida, e onde parece ser determinante a reflexão do formador sobre os formandos, o contexto existente e algumas opções ao nível local da escola.

Related External Link

paper.pdf254.2 KB