Rocha, H. Múltiplas abordagens, múltiplas representações: um contributo para incrementar a relevância da representação algébrica [Multiple approaches, multiple representations: a contribute to increase the relevance of algebraic representation]. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática. Bragança, Portugal: SPIEM, 2015.

A tecnologia e o impacto que esta pode ter sobre as diferentes representações utilizadas e, em particular, sobre a representação algébrica são o foco deste artigo. Procura-se assim compreender como é que o professor enquadra a representação algébrica no trabalho em sala de aula e como a procura tornar relevante para os alunos num contexto de utilização da tecnologia. As conclusões alcançadas apontam para a opção por uma estreita articulação entre as representações algébrica e gráfica e para uma criteriosa escolha de tarefas, envolvendo múltiplas abordagens, onde a representação algébrica vem disponibilizar informação fundamental e tendencialmente inacessível a partir de outras representações.

Related External Link