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U
Carvalho, H., V. H. Machado, A. P. Barroso, and V. Cruz-Machado. Um Modelo Conceptual Para Caracterização De Distúrbios. Vila Real, Portugal, 2008. Abstract

As organizações são concebidas com o enfoque principal na eficiência. As práticas de gestão que adoptam pressupõem, regra geral, a estabilidade do ambiente onde estão inseridas. Por isso, as organizações ficam vulneráveis aos distúrbios a que são sujeitas, e cuja frequência é cada vez maior, o que condiciona a sua eficiência, o seu nível de produtividade e, consequentemente, a sua competitividade. Porque existe uma relação de interdependência mais ou menos definida entre as organizações, a ocorrência de um distúrbio numa delas pode afectar todas as que dela dependem. É, por isso, fundamental que as organizações sejam mais resilientes, isto é, sejam capazes de reagir a um distúrbio inesperado, regressando rapidamente ao estado original ou a um melhor, após a cessação do distúrbio. Neste sentido, uma das acções que pode ser tomada é a definição de planos de mitigação e/ou de contingência. A adequação de planos, de mitigação e/ou de contingência, a implementar quando uma organização está perante um distúrbio, sendo por natureza uma actividade pró-activa, pressupõe a identificação dos distúrbios a que a organização pode ficar sujeita. Atendendo a que os distúrbios podem ter características muito diferentes, no que concerne à frequência de ocorrência, efeito crítico, nível de previsibilidade, área afectada na organização e duração, e podem, ainda, ter origem em fontes diversas, internas ou externas à organização produzidas pelo Homem ou pela Natureza, é fundamental que existam modelos que permitam a sua caracterização e a quantificação do grau de severidade das suas consequências para a organização onde incidem. É possível identificar na bibliografia modelos cujo desenvolvimento está associado aos distúrbios. Contudo, o âmbito em que são desenvolvidos é muito diverso. Nenhum deles, porém, permite caracterizar os distúrbios. O principal objectivo deste artigo é apresentar um modelo conceptual que permita caracterizar os distúrbios e avaliar a severidade dos seus efeitos para a organização onde incidem.

Azevedo, S. G., H. Carvalho, and V. Cruz-Machado. "Using interpretive structural modeling to identify and ranking performance measures: an application in the automotive supply." Baltic Journal of Management in press (2013). Abstract

Purpose - The main objective of this paper is to identify and rank a set of performance measures using the Interpretive Structural Modeling (ISM) approach to support the automotive supply chain performance evaluation.
Design/methodology/approach - The paper develops a framework to analyze the interactions among a suggested set of performance measures using the {ISM} approach. To identify the contextual relationships among the suggested measures, five experts from the automotive industry were consulted.
Findings - Using the {ISM} approach the performance measures were clustered attending to their driving and dependence power. Inventory level and lead time are the two performance measures at the bottom level of the hierarchy, implying higher driving power. Also, operational costs, business wastage, environmental costs, delivery time and customer satisfaction are identified as autonomous measures. This means that they are relatively disconnected from the other suggested performance measures. It is also observed that the cash-to-cash cycle is a weak driver but strongly dependent on the other performance measures.
Practical implications - The proposed approach gives managers a better understanding on mutual influences of performance measures (driving performance measures) and also those measures which are most influenced by others (dependent performance measures). Using {ISM} managers can get insight on the order and direction of complex relations among the suggested performance measures. This kind of information is strategic for managers could identify which performance measures they should concentrate on, and how they can manage the tradeoffs between them.
Originality/value - This paper highlights the deployment of {ISM} as a manager' decision support tool in the identification and ranking of a set of performance measures to make part of a supply chain performance measurement system.