Publications

Export 3 results:
Sort by: Author Title Type [ Year  (Desc)]
2021
Rocha, H., P. Palhares, and M. Botelho From classroom teaching to distance learning: the experience of Portuguese mathematics teachers. INTED - 15th annual International Technology, Education and Development Conference. IATED, 2021.
Rocha, H., and S. Palha. "A tecnologia na formação inicial de professores de Matemática – um olhar sobre duas realidades." Formação de professores e tecnologias digitais. Eds. A. Richit, and H. Oliveira. São Paulo, Brasil: LF Editorial, 2021. 1-34. Abstract

Perante as conhecidas dificuldades em alcançar uma adequada integração da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, este estudo pretende, apoiando-se na formação ao nível da tecnologia ministrada em duas instituições europeias, identificar aspetos com potencial para promover a formação inicial, no âmbito da tecnologia, de professores de Matemática. Adota-se uma metodologia de índole qualitativa e interpretativa, sendo os dados recolhidos de natureza documental ou relativos a trabalhos de análise e reflexão crítica realizados por dois futuros professores (um de cada instituição). As principais conclusões alcançadas apontam para grandes diferenças entre os contextos de formação, com uma das instituições a valorizar de forma mais significativa a formação na área. Ainda assim, os futuros professores de ambas as instituições mostram alguma tendência para escolher tarefas onde a exploração que é feita da tecnologia fica aquém do seu potencial, onde o recurso ao papel e lápis está sempre presente, e onde a reflexão em torno das características das tarefas e da sua implementação parece ser algo superficial. Apesar da complexidade do processo de integração da tecnologia nas práticas, os aspetos referidos parecem-nos ser dignos de atenção em qualquer programa de formação inicial de professores de Matemática.

2020
Rocha, H., I. Oitavem, F. Viseu, and S. Palha. "Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor." Educação e Matemática. 155 (2020): 16-20. AbstractWebsite

A suspensão das aulas presenciais na sequência da pandemia que estamos a atravessar trouxe para primeiro plano o ensino a distância. Neste artigo partilhamos algumas ideias e conceptualizações relativas a este tipo de ensino, abordamos aquilo que alguns autores que se têm dedicado à temática apontam como importantes desafios e oportunidades que se lhe encontram associados e, por fim, partilhamos algumas possíveis opções e recursos que pensamos poderem ser úteis para todos os professores que estão a viver a sua primeira experiência de ensino a distância.