Curso hands-on de estabilidade de estruturas metálicas
4ª edição
Data a anunciar em breve (março ou abril de 2020)

Objetivos: Abordar conceitos avançados de estabilidade estrutural, com aplicação aos métodos avançados de análise e dimensionamento de estruturas metálicas. Metade da carga horária do curso é de natureza prática, com utilização de diversos programas de análise estrutural não-linear (e.g., SAP2000, ADINA, LTBeam, GBTUL).
Público-alvo: Engenheiros Civis ligados ao projeto de estruturas metálicas e estudantes de Engenharia Civil
Duração: 8 horas
Horário: 9:00 - 13:00 e 14:00 - 18:00
Local: laboratório computacional do DEC/FCT/UNL (Edifício IX, Campus da Caparica)
Formador: Rodrigo Gonçalves (Prof. Associado DEC/FCT/UNL, investigador CERIS)
Contactos: rodrigo.goncalves@fct.unl.pt
Inscrição: para efetuar inscrição é necessário criar conta na aplicação SIGA da FCT/UNL (https://bd2.fct.unl.pt/v7/ufeip.php/auth/login). A inscrição é posteriormente efetuada na aplicação. As inscrições terminam no dia 7 de fevereiro.
Inscrição: 60 € estudantes/antigos alunos da FCT/UNL; 80 € outros.
Nº mínimo de participantes: 10
Nº máximo de participantes: 25
Programa
Conceitos e princípios fundamentais: Determinação de trajetórias de equilíbrio e pontos críticos. Estabilidade do equilíbrio. Estudo de sistemas estruturais simples. Análise Linear de Estabilidade. Aspetos relevantes em análises não-lineares (geométricas e materiais) pelo Método dos Elementos Finitos. Utilização de programas de análise estrutural para determinar cargas críticas e efetuar análises não-lineares.
Barras: Rotações infinitesimais e rotações finitas. A matriz de rigidez “inicial” de um elemento de pórtico plano e sua utilização na análise estrutural. Torção não-uniforme em barras de parede fina. Função de empenamento. Instabilidade de barras por flexão, torção e flexão-torção. Comportamento não-linear e colapso. Análises não-lineares para determinar cargas de colapso.
Estruturas: Efeitos a ter em conta em análises não-lineares de estruturas metálicas. Caso plano com esforço axial, paradoxos e sua resolução. Vigas contínuas, paradoxos e sua resolução. Caso plano: amplificação de momentos. Caso espacial: transmissão de empenamento e amplificação de esforços.