Curso de Estabilidade de Estruturas Metálicas

Curso hands-on de estabilidade de estruturas metálicas

4ª edição

Data: 16 de fevereiro de 2023

Inscrições abertas

Objetivos: Abordar conceitos avançados de estabilidade estrutural, com aplicação aos métodos avançados de análise e dimensionamento de estruturas metálicas. Metade da carga horária do curso é de natureza prática, com utilização de diversos programas de análise estrutural não-linear (e.g., SAP2000, ADINA, LTBeam, GBTUL).

Público-alvo: Engenheiros Civis ligados ao projeto de estruturas metálicas e estudantes de Engenharia Civil

Duração: 8 horas

Horário: 9:00 - 13:00 e 14:00 - 18:00

Local: laboratório computacional do DEC/FCT/UNL (Edifício IX, Campus da Caparica)

Formador: Rodrigo Gonçalves, Prof. Catedrático, DEC/FCT/UNL e CERIS, membro dos Work Groups do Comité Europeu de Normalização números 22 (EN 1993-1-14 - Design assisted by FEM) e 3 (Evolution of EN 1993-1-3, Cold-formed members).

Contactos: rodrigo.goncalves@fct.unl.pt

Inscrição: https://www.formacao.fct.unl.pt/inscricoes

Inscrição60 € estudantes/antigos alunos da FCT/UNL; 80 € outros (acresce taxa de inscrição).

Nº mínimo de participantes: 10
Nº máximo de participantes: 25

Programa

Conceitos e princípios fundamentais: Determinação de trajetórias de equilíbrio e pontos críticos. Estabilidade do equilíbrio. Estudo de sistemas estruturais simples. Análise Linear de Estabilidade. Aspetos relevantes em análises não-lineares (geométricas e materiais) pelo Método dos Elementos Finitos. Utilização de programas de análise estrutural para determinar cargas críticas e efetuar análises não-lineares.

Barras: Rotações infinitesimais e rotações finitas. A matriz de rigidez “inicial” de um elemento de pórtico plano e sua utilização na análise estrutural. Torção não-uniforme em barras de parede fina. Função de empenamento. Instabilidade de barras por flexão, torção e flexão-torção. Comportamento não-linear e colapso. Análises não-lineares para determinar cargas de colapso.

Estruturas: Efeitos a ter em conta em análises não-lineares de estruturas metálicas. Caso plano com esforço axial, paradoxos e sua resolução. Vigas contínuas, paradoxos e sua resolução. Caso plano: amplificação de momentos. Caso espacial: transmissão de empenamento e amplificação de esforços.