João Correia de Freitas é Biólogo pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa.

É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma universidade, no domínio da Didáctica da Biologia e Geologia, das Tecnologias Educativas e do e-Learning, leccionando tanto ao nível de mestrado como de doutoramento e orientando dissertações e teses de mestrado e doutoramento neste domínio.

Na mesma faculdade é também investigador na UIED - Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento em Tecnologias na Educação e Formação e, desde 2008, responsável pelo Laboratório de e-Learning.

É autor ou co-autor de artigos científicos e tem realizado inúmeras palestras sobre Educação e Tecnologias. É também formador de professores do ensino básico e secundário, no domínio das tecnologias educativas. Tem pertencido ao Conselho Geral de Agrupamentos de Escolas,  enquanto membro da comunidade.

Foi professor do Ensino Secundário desde 1979 tendo sido destacado para a FCT entre 1985 e 1988, altura em que ingressou como Assistente Convidado na referida faculdade.

Participou activamente em projectos e programas de carácter nacional no domínio do uso educativo das tecnologias desde 1985: foi responsável pelo pólo FCTUNL do Projecto MINERVA(1988-1994), coodenador da uARTE - Programa Internet na Escola (1996-2002) enquanto adjunto do ministro da Ciência e da Tecnologia e gestor da Equipa de Missão Computadores Redes e Internet nas Escolas (CRIE) enquanto assessor da Ministra da Educação (2005-2007).

É sócio fundador  e actual presidente da Direcção da EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa, colaborador da APDSI - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e da Ordem de Biólogos.

Participou activamente entre 1992 e 2012 no movimento associativo de pais e encarregados de educação.