Univerbis

Aluno / Autor: João Oliveira
Jogo Desenvolvido para o Centro Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil, em particular com o auxilio da Dra. Evelona Brígido
Jogo sério para o melhoramento das competências sociais e comunicativas destinado a crianças a partir dos 8 anos. As competências sociais e comunicativas são um dos aspetos fundamentais ao desenvolvi-mento infantil, ainda por mais, quando se trata de crianças com dificuldades cognitivas graves, e que estão fortemente dependentes de terceiros. Com os avanços das novas tecnologias, e a sua crescente utilização nas áreas da informação e da comunicação, muitas instituições de ensino estão a aumentar o seu uso, de forma a poder ofe-recer aos seus alunos meios interativos que sejam capazes de enriquecer as suas competências. Os jogos digitais surgem nesse contexto como um recurso didático que pode trazer uma série de benefícios para os seus utilizadores e professores de ensino especial. Esta dissertação nasce então, de modo a poder dar um contributo nesse sentido, tendo como principal objetivo estudar a utilidade dos jogos sérios no auxílio à integração social de crianças com problemas de aprendizagem; para isso irá desenvolver-se um jogo sério que treine e auxilie de forma efetiva a compreensão de expressões idiomáticas, adivinhas e provérbios, em crianças com perturbações do espectro do autismo e perturbações ao nível do desenvolvimento intelectual. Para isso, realizou-se uma pesquisa do potencial dos jogos digitais educacionais, baseado em estudos de especialistas, e também vários estudos de conceitos importantes que serão posterior-mente utilizados para o desenvolvimento do jogo. Por fim, apresentam-se também alguns exem-plos do que se pode encontrar hoje disponível no mercado e ainda uma avaliação dos impactos económicos que os jogos digitais alcançam tanto a nível mundial como a nível nacional.