Canto das Histórias

Aluno / Autor: João Mendes
Jogo Desenvolvido para o Centro Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil, em particular com o auxilio da Dra Sónia Martins e Dra Bárbara Pereira
Jogo Sério no processo de inclusão de crianças com Perturbações do Desenvolvimento "O conceito de NEE abrange crianças e adolescentes que têm dificuldade em acompanhar o currículo normal, sendo necessário, na maioria dos casos, proceder-se a adequações/adaptações curriculares e a recorrer, a serviços e apoios especializados tendo sempre presente as capacidades e necessidades dessas mesmas crianças e adolescentes. As crianças e adolescentes com estas necessidades educativas, por apresentarem determinadas caraterísticas específicas, podem necessitar de serviços de educação especiais durante todo ou parte do seu percurso de vida, facilitando o seu desenvolvimento académico e pessoal. As necessidades educativas especiais podem ser permanentes ou temporárias e têm vindo a ser combatidas por profissionais especializados, que nem sempre têm à mão as ferramentas necessárias e mais capazes para fazer face às dificuldades que se vão apresentando, utilizando ainda métodos baseados na observação e escolha. Atualmente a sociedade vive um processo de mudança em que as novas tecnologias estão presentes nas nossas vidas. Os terapeutas enquanto agentes educativos deverão acompanhar essa mudança utilizando as novas tecnologias, enfrentando novos desafios e procurando novas soluções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atuam. Nesta dissertação, visa-se desenvolver um jogo sério, visualmente simples, que ajude o terapeuta a combater essas necessidades educativas, nomeadamente no desenvolvimento da criatividade e das competências de linguagem oral e/ou escrita. Este jogo tem em conta a idade das crianças e as suas necessidades, contudo, permite desenvolver o seu raciocínio, permitindo ainda a recolha de dados de forma automática, possibilitando a sua análise e verificar os aspetos a melhorar na criança/adolescente."