Alves, A., F. P. Birra, and J. M. Lourenço, "Como separar o trigo do joio? Ou: Como selecionar a melhor fotografia de um conjunto de fotografias semelhantes", Proceedings of INForum Simpósio de Informática, Covilhã, Portugal, sep, 2015.

Date Presented:

sep

O advento da fotografia digital está na base de uma clara mudança de paradigma no processo de gestão da fotografia por amadores. Porque tirar mais uma fotografia agora não representa qualquer custo adicional, é frequente tirarem-se múltiplas fotografias ao mesmo sujeito, na expectativa de que uma delas corresponda aos padrões de qualidade desejados, em termos de iluminação, foco e enquadramento. Assumindo que a questão do enquadramento se resolve facilmente recorrendo ao recorte (crop) da fotografia, tem-se ainda assim que selecionar qual das várias fotografias bem enquadradas, tecnicamente parecidas em termos de iluminação e foco, vamos guardar (e por oposição quais vamos descartar). A escolha da melhor fotografia com base na observação visual em ecrã de computador é um processo muito pouco preciso e, portanto, gerador de sensações de insegurança que resultam, muitas vezes, na opção de não descartar nenhuma das várias fotografias semelhantes. Neste artigo propomo-nos endereçar a questão de como ajudar um fotógrafo amador a selecionar a melhor fotografia de um conjunto de fotografias semelhantes em termos técnicos (foco e iluminação) e de enquadramento. Este processo é baseado num workflow suportado por um pacote de software, que com alguma ajuda do utilizador permite ordenar um conjunto de fotografias semelhantes, sendo assim possível escolher aquela que melhor corresponde às expectativas e dando segurança e conforto na eventual eliminação das restantes.

Notes:

n/a