Publications

Export 1 results:
Sort by: [ Author  (Asc)] Title Type Year
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S [T] U V W X Y Z   [Show ALL]
T
Tavares, Alexandra Impacto do mercado ibérico de electricidade (MIBEL) no comportamento competitivo dos agentes produtores de energia eléctrica. Eds. Mário Neves, Jorge Sousa, and João Pina. FCT-UNL, 2009. Abstract

A presente Dissertação consiste num estudo do comportamento competitivo de entidades, produtoras e comercializadoras de energia eléctrica, num período de tempo antes e após a entrada em vigor do Mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL). Esse período de tempo engloba os meses entre Abril de 2007 e Abril de 2008, sendo que o MIBEL teve início a 1 de Julho de 2007. O estudo incide principalmente no grau de competitividade ou ausência da mesma, que as referidas entidades adoptaram após o começo do MIBEL. Para poder efectuar essa avaliação, recorre-se a uma abordagem baseada em variações conjecturais, que constituem um indicador desse grau de competitividade. Ou seja, as variações conjecturais representam a convicção que determinada empresa X tem face ao comportamento que outra empresa Y adoptará após uma acção efectuada pela empresa X. Por acção depreende-se, por exemplo, uma redução ou um aumento da quantidade de produção de uma empresa. Se o valor da variável conjectural for 0, as empresas encontram-se a concorrer à Cournot. Caso seja -1, as empresas encontram-se em concorrência perfeita. Por outro lado, se o valor da variação conjectural for superior a 0 pode existir uma situação de conluio entre as empresas. De modo a obter estes valores das variações conjecturais, utiliza-se e readapta-se um simulador de mercado diário, denominado SiMEC - Simulador do Mercado Eléctrico e do Carbono. Este simulador, que anteriormente simulava apenas períodos temporais precedentes ao MIBEL, foi reajustado de modo a incluir dados pós MIBEL. Finalmente, são então realizados gráficos comparativos e retiradas conclusões acerca do comportamento das entidades face a alterações na estrutura do mercado de electricidade.