Publications

Export 53 results:
Sort by: Author [ Title  (Asc)] Type Year
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 
A
dos Santos Neves, M., & Correia de Freitas J. (2018).  Abordagem {Design}-{Based} {Research} com {Letramento} {Digital} e {Leitura} no {Ensino} {Fundamental}.. Atas da {XVI} {Conferência} {Internacional} de {Tecnologias} na {Educação} - {Educação} e {Tecnologia} para a {Humanização} da {Escola}. 16., Pernambuco Abstract

A aprendizagem de leitura implica no desenvolvimento de competências e habilidades e as TICs possuem o papel de gerar estratégias de relação com o saber. Esta pesquisa identifica competências para uma maior autonomia do sujeito em leitura, via relação entre as tecnologias da informação e comunicação e outros letramentos, através da investigação sobre a prática pedagógica de letramento digital na escola fundamental, no sétimo ano. O método consiste em um estudo, de caráter quantitativo, no qual são analisados os contextos de uso do letramento digital, a junção de diversos outros letramentos e habilidades subjacentes ao letramento digital e a interrelação com plataformas (de gestão de aprendizagem, imagens e vídeos), tecnologias para publicação e partilha de conteúdos, tecnologias de colaboração e construção, redes sociais e tecnologias de comunicação interpessoal. Depois, uma abordagem complementar de investigação-ação Design-Based Research (Db-R) estuda de que forma deve o professor trabalhar com os alunos para favorecer essa autonomia. Os resultados apontam para um conjunto de ações, nas políticas públicas nas práticas pedagógicas, com medidas a superar as dificuldades e os atavismos, com a inserção dos estudantes em práticas com letramento digital e emprego de ferramentas e recursos desenvolvidos de modo específico para o público final. Palavras-chave: Db-R, Letramento, TIC.

Fidalgo, P., & Correia de Freitas J. (2010).  Análise de Redes Sociais em Learning Management Systems: um estudo exploratório. I Encontro Internacional TIC e Educação (TICEduca 2010). 53.: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Abstract
n/a
Batista, F., & Correia de Freitas J. (2010).  Aprendendo com os Portáteis - o Computador na Sala de Aula. A Escola XXI: Aprender com TIC, Lagarto, J & Andrade, A.. 1, 81–104.: Universidade Católica Editora, Lisboa Abstract
n/a
Freitas, J. C. (1991).  As novas tecnologias da informação no ensino/aprendizagem da Biologia. T. Oliveira (1991). Didáctica da Biologia. Abstract
n/a
Correia de Freitas, J. (1992).  As NTIC: Esboço para um Quadro Global. Educação e Computadores. 27–88.: Lisboa: Ministério da Educação Abstract
n/a
Campos, A. A. M., & Correia de Freitas J. (2015).  Assessing and implementing {English}-learning mobile applications in a {University} {Graduation} {Program}: {SLA} 2.0. Proceedings of the Computer Supported Education 2015. Abstract
n/a
B
Correia de Freitas, J. (1990).  Breve s{\'ıntese sobre o uso de computadores na escola. Análise Psicológica. 8, 109–116., Number 1: Instituto Superior de Psicologia Aplicada Abstract
n/a
C
Torres, M., Correia de Freitas J., & Mesquita M. (2020).  Coconstrução de um museu virtual. {Literacia}, sustentabilidade e emancipação na disseminação do património cultural das comunidades de pescadores.. , Lisboa Abstract

No contexto do Observatório de Literacia Oceânica, o estudo da coconstrução de um museu virtual online investiga a aprendizagem dos alunos pertencentes às comunidades piscatórias, contribuindo para a literacia histórica. O envolvimento em tarefas concretas associadas à aprendizagem é considerado, consensualmente, um fator de motivação. No presente estudo trabalharam as artes da pesca artesanal, enquadradas por conteú dos da disciplina de História. Utilizando ambientes tecnologicamente enriquecidos, pretende-se compreender as interações entre o conhecimento formal e informal destes alunos, desenvolvendo-se o estudo de forma a que os conhecimentos sejam signi{\textbackslash}icativos e usáveis, promovendo a intervenção na sociedade, enquanto agentes de mudança. A metodologia assentou num estudo empı́rico qualitativo, com base na etnogra{\textbackslash}ia crı́tica, combinado com design-based research, para a construção do protótipo do museu virtual online. As estratégias de ação, técnicas de recolha e aná lise de dados desenvolveram-se num contexto de observação participativa, notas de campo e aplicação de vários instrumentos, bem como na coconstrução do protótipo por aproximações sucessivas estruturantes da plataforma digital selecionada. Constatou-se a ausência de interação entre os saberes formais e informais dos alunos, um desconhecimento da história das suas comunidades, mas também a valorização das histórias de famı́lia. Os alunos foram observadores crı́ticos das suas práticas reconhecendo, por exemplo, a desvalorização dos seus saberes informais e a sua falta de relação com os conteú dos da disciplina de História. Neste processo identi{\textbackslash}icou-se a necessidade de introduzir temáticas relacionadas com a Literacia Histórica, História das Comunidades Capariquenses e Sustentabilidade, considerando-o o meio privilegiado para a disseminação do seu património cultural.

Conchinha, C., D’Abreu J. V. V., & Correia de Freitas J. (2014).  A comunidade {Robots} : a {Robótica} {Educativa}, um {Ambiente} {Inclusivo}. Atas da {III} {Cingresso} {Internacional} {TIC} em {Educação}. 1581–1585., Lisboa Abstract
n/a
D
Correia de Freitas, J., Horta M. J., & Gonçalves A. L. {\'ısa (2015).  Da Formação de Professores em TIC ao uso das TIC pelos Alunos: Contributos para um Modelo de Formação. IX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2015. : Braga: Centro de Competência UM - Universidade do Minho Abstract
n/a
Freitas, J. C. (1999).  De onde vimos e para onde vamos: o futuro da Internet na Escola. 183-196 (1999). Alves, J. et al.: O futuro da Internet. Edições Centro Atlântico. Abstract
n/a
Fidalgo, P. {\'ıcia, & Correia de Freitas J. (2011).  Does size matters? A pilot study on network types created in a Learning Management System. World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications. 2011, 729–734., Number No. 1: Editilib Abstract
n/a
Fidalgo, P. {\'ıcia, & Correia de Freitas J. (2011).  Does Teacher’s Experience Matters? Social Network Analysis Applied to Learning Forums. VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011 - Perspectivas de Inovação. 1389–1402.: Centro de Competência da Universidade do Minho ISBN 978-972-98456-9-7 Abstract
n/a
E
Belchior, M., & Freitas J. C. (2005).  E-Learning (Moodle), As TIC nos Projectos de Intervenção Local: Uma Actividade Colaborativa. Actas da Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Challenges. Abstract
n/a
Teodoro, V. D., & Correia de Freitas J. (1992).  Educação e computadores. : Ministério da Educação, Lisboa Abstract
n/a
Correia de Freitas, J. (1998).  Educational Electronic Networks in Portugal: The Minerva project and the "Educom" initiative. : Lisboa: FCT-UNL. Dispon{\'ıvel em Julho de Abstract
n/a
Freitas, J. C. (2002).  Estratégias de apoio à ligação de todas as escolas portuguesas à Internet. Conselho Nacional de Educação (org). Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento. Lisboa: ME/Conselho Nacional de Educação. 133–159. Abstract
n/a
F
Batista, S. A., Pedro N., & Freitas J. (2013).  Fatores determinantes no sucesso da adoção e uso continuado do Moodle no ensino superior. III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. : http://lead.uab.pt/OCS/index.php/CLB/club/paper/view/169 Abstract
n/a
H
Torres, M., Correia de Freitas J., & Mesquita M. (2020).  Historical {Literacy}: a {Virtual} {Museum} for the {Dissemination} of the {Cultural} {Heritage} of {Fishing} {Communities}. Proceedings of {ICERI} 2020 {Conference}. 6404–6410., Sevilha: INTED Abstract

This project is inserted in Observatório de Literacia Oceânica, and its aim is the co-construction of a virtual museum of the Fishery Arts, based on History concepts and contents related with formal and informal knowledge. In these communities, the oral and intergenerational transmission of life stories occurs mainly within the family circle. Our main purpose was to find ways that allowed students to acquire usable and significant pasts, and not only fixed histories. The acquisition of historical literacy can change the way they apprehend and make use of knowledge, turning them in to agents of change, disseminators of their cultural heritage, with the help of a technologically enriched environment that enables network communication. The access to digital education should promote students' autonomy and responsibility when constructing knowledge. In the present study, artisanal fishing was the object of study, related to the contents of the discipline of History. Making use of technologically enriched environments we intended to analyse how the interactions between the formal and informal knowledge of these students occurred, developing the study in such a way that their knowledge could be meaningful and usable. It is intended to promote their intervention in society as agents of change, identifying and resolving problems associated with the communities to which they belong. In a perspective of curricular innovation, and considering that a sustainable development implies a change of paradigm in education, the adoption of differentiated, transformative pedagogies aiming an active learning, involving direct participation, collaboration and problem solving for the promotion of school success, it is intended to create a space for critical reflection, generating new knowledge and knowledge shared and enriched so that students participate in the construction of knowledge in order to make it meaningful and usable. Participation and negotiation amongst participants, within a perspective of shared responsibility and active citizenship, promotes cohesion and equality. We have considered the context of the school community and the context of the community in which the project is inserted, so that the tasks / knowledges that students have, can become meaningful and promote the quality and sustainability of the environment in which they are inserted. Education faces challenges that are a reflection of society’s problems. In the search for solutions it is essential the participation and collaboration of students who, with their formal and informal knowledge, can address problems that have cultural, social, political, economic and environmental impacts in their communities, as well as a local, regional and global scope, both in present and past times. Using digital environments and instruments we will try to understand how the interactions between formal and informal knowledge take place and how the performance of students from the fishing communities can be improved. Keywords: historical literacy; formal and informal knowledge; virtual museum.

I
Pombo, L., Loureiro M. J., McIsaac M., & Correia de Freitas J. (2012).  ICEM & SIIE 2011 Joint Conference “Old meets new-media in education”–A review. Educational Media International. 49, 77–80., Number 1: Taylor & Francis Abstract
n/a
Horta, M. J., Chagas I., & Correia de Freitas J. (2013).  A implementação de atividades práticas com as {TIC} na sala de aula - uma abordagem pela formação de professores. Actas do {Challenges} 2013. Abstract
n/a
Candeias, A., Freitas J. C., & Santos J. (1990).  Informática na educação e na psicologia: nota de abertura. Análise Psicológica. 8, : Instituto Superior de Psicologia Aplicada Abstract
n/a