Rocha, H. Desenvolver o conhecimento de futuros professores sobre as características das tarefas e o papel que a tecnologia pode assumir nestas. SIEM. Castelo Branco, Portugal: APM, 2019.
AbstractThe main goal of this work is to characterize how the knowledge of pre-service teachers about the characteristics of the tasks and the role of technology evolves. Based on a case study carried out around a pair of pre-service teachers, the main conclusions point to the contribution of the reflection around a set of six tasks on Functions selected by the pre-service teachers. Central to this reflection was an analyze of the role technology can play in tasks, the comments made by the colleagues to their tasks and some experiences on modeling and open-ended tasks. These elements provided the development of a greater awareness regarding aspects such as the level of structuring of the task and its degree of challenge. And this was determinant for an appropriation of the different characteristics of the tasks and to the development of the pre-service teachers’ knowledge.
Rocha, H. Different representations in mathematics teaching with technology. Proceedings of the 38th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Vancouver, Canada: PME, 2014.
AbstractThe main focus of this paper is the teacher’s representational fluency in a context of graphing calculator use. The conclusions reached point to a more intensive use of some representations over the others, suggesting that technology turns numerical or tabular representation into two different representations.
Moreira, C., S. Lopes, and H. Rocha Dos jogos à aprendizagem. Atas do ProfMat 2015. Évora, Portugal: APM, 2015.
AbstractNeste texto apresentamos os jogos no ensino da matemática como uma forma de aprendizagem de conteúdos e não apenas como um recurso que cada professor pode usar nas suas aulas para tornar a aula diferente. Analisamos dois jogos desenvolvidos por nós e que utilizámos com alunos dos 7.º e 10.º anos de escolaridade, procurando não só apresentar os jogos, mas também aspetos da sua implementação em sala de aula, ponderando o contributo que trouxeram à aprendizagem dos alunos.
Aprender matemática depende de um grande número de variáveis, o que torna o ensino um processo complexo, pois é necessário que se desenvolva o raciocínio lógico, além de estimular o desenvolvimento das mais variadas capacidades transversais, tais como o pensamento autónomo, a criatividade, o sentido de estratégia e a capacidade de resolver problemas.
Duas das dificuldades frequentemente encontradas pelos professores passam pela falta de motivação para a aprendizagem e pelo desinteresse pela Matemática. A solução para estes problemas pode passar pela utilização de jogos para complementar o estudo, mas também para a aquisição de novos conteúdos. No entanto, apenas a implementação dos jogos não basta. O papel do professor é de extrema importância e a planificação e orientação da aula são fundamentais para que se alcancem os objetivos pretendidos.