@proceedings {12760, title = {O ensino de Fun{\c c}{\~o}es no 3.{\textordmasculine} ciclo e no ensino secund{\'a}rio: que diferen{\c c}as? [Teaching Functions at lower and upper secondary: what is different?]}, journal = {EIEM}, year = {2018}, publisher = {SPIEM}, address = {Coimbra}, abstract = {

Neste estudo analisamos as perce{\c c}{\~o}es que professores do 3.{\textordmasculine} ciclo e do ensino secund{\'a}rio t{\^e}m da sua pr{\'a}tica no {\^a}mbito do ensino de Fun{\c c}{\~o}es, com o objetivo de as caracterizar e de identificar as diferen{\c c}as existentes entre estes dois grupos de professores. Um aspeto particularmente relevante se tivermos em conta que se tratam de dois grupos de professores com forma{\c c}{\~o}es iniciais id{\^e}nticas. Adotamos uma metodologia mista, com uma vertente quantitativa apoiada na aplica{\c c}{\~a}o de question{\'a}rios e uma vertente qualitativa baseada na realiza{\c c}{\~a}o de entrevistas. As principais conclus{\~o}es alcan{\c c}adas apontam para semelhan{\c c}as nas perce{\c c}{\~o}es dos professores, mas tamb{\'e}m para algumas diferen{\c c}as em fun{\c c}{\~a}o do ciclo de ensino. Na planifica{\c c}{\~a}o das aulas os manuais s{\~a}o amplamente utilizados, mas de forma diferente consoante o ciclo de ensino do professor. Os professores de ambos os ciclos de ensino estabelecem conex{\~o}es entre diferentes representa{\c c}{\~o}es, mas valorizam de diferentes formas as representa{\c c}{\~o}es dispon{\'\i}veis. O envolvimento dos alunos nas atividades da aula {\'e} outro aspeto destacado pelos professores, mas uma vez mais existem diferen{\c c}as. Na avalia{\c c}{\~a}o o recurso ao teste {\'e} enfatizado pelos dois grupos de professores, mas j{\'a} existem diferen{\c c}as quanto {\`a} import{\^a}ncia atribu{\'\i}da ao trabalho de grupo.

}, url = {https://drive.google.com/open?id=1bXIGZHoCA8jw1khZlXhRfbbo_mxHRO3t}, author = {Rocha, H. and Viseu, F.} }