Delgado, N., and H. Paulino, "Uma Abordagem Sistema para o Paralelismo Hierárquico em Arquitecturas Multi-core", INForum 2013 - Atas do 5º Simpósio de Informática, Évora, Portugal, Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, pp. 274-285, 09, 2013.

Date Presented:

A decomposição correta de um problema paralelo com base na hierarquia de memória onde irá executar pode levar a ganhos de desempenho significativos durante execução do mesmo. No entanto, os subsistemas de memória das arquiteturas multicore modernas apresentam variadas configurações, em termos das suas organizações hierárquicas e da capacidade dos seus diversos níveis de memória. Existem diversas abordagens que permitem adequar a execução de uma aplicação à estratificação hierárquica da memória,. Contudo estas exigem do programador um conhecimento profundo da arquitetura alvo e de programação paralela em geral. A abordagem apresentada neste artigo contrasta com as demais, transpondo esta responsabilidade para o sistema de execução, colocando sobre a sua alçada a decomposição hierárquica da computação. Nessa medida, ao programador cabe apenas expressar de forma genérica os algoritmos de subdivisão do domínio do problema. Avaliamos o desempenho da nossa abordagem relativamente a outra baseada na usual decomposição horizontal do domínio do problema. Os resultados são bons, apresentando ganhos de performance em aplicações que usufruem do tipo de otimização efetuada e desempenhos equiparáveis nas restantes.

Notes:

n/a