Parreira, D., and H. Paulino, "Uma Abordagem Alto Nível ao Controlo de Concorrência Componível Centrado nos Dados", INForum 2013 - Atas do 5º Simpósio de Informática, Évora, Portugal, Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, pp. 298-309, 09, 2013.

Date Presented:

O controlo da concorrência no acesso a estado partilhado assume actualmente um papel de destaque no desenvolvimento de software. Trabalhos recentes propõem que tal gestão seja expressa ao nível dos dados, em alternativa à usual centralidade no código. A principal vantagem é o acoplamento da gestão da concorrência com a declaração dos dados, eliminando desse modo a descentralização dos erros de concorrência, facilitando a sua correção. No entanto, as abordagens centradas nos dados existentes pecam por não garantirem a ausência de deadlocks em todos os cenários e/ou exigirem do programador a agregação explícita dos recursos que devem ser avaliados atomicamente. A nossa proposta colmata ambas estas limitações. O programador anota isoladamente que zonas de memória requerem acesso exclusivo, sendo que uma análise estática infere quais dessas devem ser agrupadas e adquiridas atomicamente, e garante que o código gerado é ausente de deadlocks. De modo a aferir-se a eficiência da nossa solução, comparamos o seu desempenho e a sua produtividade relativamente à memória transacional e outras abordagens centrada nos dados.

n/a