Esqueletos Algorítmicos para Paralelismo de Tarefas em Sistemas Multi-GPU

Alexandre, F., R. Marques, and H. Paulino, "Esqueletos Algorítmicos para Paralelismo de Tarefas em Sistemas Multi-GPU", INForum 2013 - Atas do 5º Simpósio de Informática, Évora, Portugal, Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, pp. 238-249, 09, 2013.

Date Presented:

A crescente utilização de Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) na computação de caráter geral levanta questões de desempenho e de escalabilidade. Para responder a estes requisitos de forma efetiva, cada vez mais se recorre à utilização colaborativa de vários GPUs num só sistema. Esta abordagem introduz, no entanto, novos desafios, tal como a decomposição do domínio do problema e a gestão da possível heterogeneidade dos dispositivos. Neste contexto assume particular relevância a proposta de abstrações que escondam a complexidade da programação destes sistemas. Existe já algum trabalho na área, mas este restringe-se ao paralelismo de dados. Por conseguinte, neste artigo abordamos a utilização de uma biblioteca de esqueletos algorítmicos, Marrow, para a exploração de paralelismo de tarefas em sistemas computacionais com estas características. Os resultados são promissores, apresentado a escalabilidade esperada nos sistemas testados.