Replicação Multi-nível de Bases de Dados em Memória

Martins, H. R. L., J. Soares, J. M. Lourenço, and N. Preguiça, "Replicação Multi-nível de Bases de Dados em Memória", Proceedings of INForum Simpósio de Informática, Lisbon, Portugal, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pp. 190–201, sep, 2013.

Date Presented:

sep

Os serviços Web são frequentemente suportados por sistemas com uma arquitetura em camadas, sendo utilizadas bases de dados relacionais para armazenamento dos dados. A replicação dos diversos componentes tem sido uma das formas utilizadas para obter melhorarias de escalabilidade destes serviços. Adicionalmente, a utilização de bases de dados em memória permite alcançar um desempenho mais elevado. No entanto é conhecida a fraca escalabilidade das bases de dados com o número de núcleos em máquinas multi-núcleo. Neste artigo propomos uma nova abordagem para lidar com este problema, intitulada MacroDDB. Utilizando uma solução de replicação hierárquica, a nossa proposta, replica a base da dados em vários nós, sendo que cada nó, por sua vez, executa um conjunto de réplicas da base de dados. Esta abordagem permite assim lidar com a falta de escalabilidade das bases de dados relacionais em máquinas multi-núcleo, o que por sua vez melhora a escalabilidade geral dos serviços.

Notes:

n/a