Mecanismos de Suporte à Execução Concorrente de Programas em Lógica

Lourenço, J. M., "Mecanismos de Suporte à Execução Concorrente de Programas em Lógica", Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 1994.

Thesis Type:

MSc thesis

A evolução do hardware dos computadores para arquitecturas paralelas, incentivou a concepção de novos modelos de programação e o desenvolvimento dos sistemas de suporte à execução correspondentes, de forma a conseguir uma melhor exploração do paralelismo. A linguagem de programação Prolog, pelas suas características declarativas e operacionais, tem vindo a ser objecto de estudo nesta área, através de adaptações da linguagem e/ou da sua máquina de inferência. Este trabalho incide sobre os aspectos de concepção e implementação de um modelo de um sistema de suporte à execução de programas em Prolog, em arquitecturas de múltiplos processadores, com unidades de memória fisicamente distribuídas. O modelo propõe extensões a um executor de Prolog convencional, de forma a disponibilizar funcionalidades que permitam o controlo do paralelismo e da distribuição. Estas funcionalidades podem ser utilizadas para a implementação de modelos de linguagens lógicas concorrentes de mais alto nível, ou então serem utilizadas directamente para a programação de sistemas distribuídos, em que múltiplos executores Prolog cooperam na resolução de um golo, comunicando com base em mensagens. Para avaliar a funcionalidade do modelo proposto, concebeu-se e implementou-se um sistema de distribuição de golos Prolog, que permite recorrer a diversas estratégias para composição sequencial e paralela de golos, escondendo os aspectos de gestão explícita dos recursos efectivos. A dissertação inclui uma discussão dos aspectos mais relevantes da realização do protótipo do modelo proposto sobre uma arquitectura baseada em Transputers.

Related External Link

msc-thesis94.pdf393.6 KB