Bio

Professor Associado (desde 1999) de Sociologia Industrial na Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL) desde 1999 (com Agregação para Professor Catedrático desde 2001). Coordenador do Programa Doutoral em "Avaliação de Tecnologia" da UNL (desde 2009). Actualmente (desde 2011) é também Investigador do Institute of Technology Assessment and Systems Analysis no Karlsruhe Institute of Technology. É ainda coordenador do IET/CICS.NOVA - Pólo Inovação Empresarial e do Trabalho, da FCT-UNL.

Sociólogo, especializado em Sociologia do Trabalho e das Organizações (ISCTE, 1980), Assistente na Universidade dos Açores (1980-83) e na Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL) de 1983 a 1992. Mais tarde foi aqui Professor Auxiliar (de 1992 a 1999). Foi "Gastwissenschaftler" do ITAS-Institute of Technology Assessment and Systems Analysis do Forschungszentrum Karlsruhe durante o ano lectivo 2007-08. Foi também "Gastwissenschaftler" do Fraunhofer Institut für Systemtechnik und Innovationsforschung (ISI-FhG, de 2002 a 2004), e "Visiting Researcher" no Departamento de Estudos Luso-Brasileiros of Brown University, Providence, Rhode Island (1999), e na School of Labour Studies of McMaster University (Hamilton, Ontario) no Canada, 2017.

É membro do Topic Group Natural Interaction with Social Robots da plataforma europeia euRobotics, e do Topics Group "Ethical, Legal and Socio-Economic Issues" também da plataforma euRobotics. Atualmente é coordenador da Agenda nacional de Investigação & inovação em "Trabalho, robotização e qualificação do emprego em Portugal" (Ministério da Ciência e Tecnologia).

Apresentou a sua dissertação para pós-graduação académica (PAPCC, equivalente ao Mestrado) sobre "O Poder e o Discurso: a imprensa regional nos Açores" (Universidade dos Açores, 1983), tese de Doutoramento sobre os "Processos de Mudança Tecnológica e Organizacional na Indústria Portuguesa" (FCT-UNL), orientada pelo Prof. Juan J. Castillo da Universidade Complutense de Madrid (1991).

Em 2001 teve aprovação por unânimidade nas Provas de Agregação no Grupo de Disciplinas de Sociologia na FCT-UNL. Estas provas foram baseadas na proposta da nova disciplina de "Sociologia das Novas Tecnologias de Informação" e o tema da lição foi "A contribuição da Sociologia para a formação em Engenharia". Foi Presidente (eleito) do Departmento de Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL), de 2001 a Outubro 2007, e responsável da Secção de Sociologia Industrial neste Departamento.